JOVENS CELEBRAM A VIDA DOS MÁRTIRES E O COMPROMISSO COM OS DIREITOS HUMANOS

No próximo dia 23 de março, acontece na Paróquia Imaculada Conceição (Belém/PA) a Celebração dos Mártires da Caminhada em memória daqueles que morreram defendendo a vida. O momento quer recordar o testemunho de pessoas que se contraporam a cultura de morte e assumiram o compromisso com as causas dos empobrecidos. 

Esta celebração também será dedicada a Dom Oscar Romero, assassinado em El Salvador no dia 24 de março de 1980, por um atirador do exercito salvadorenho. Por sua atuação em defesa da justiça social e sua solidariedade as vítimas da violência política, sofreu perseguição da ditadura militar e seu martírio durante a celebração de uma missa que presidia. 

Diversos protestos aconteceram neste país com a sua morte e em todo mundo se pressionava por reformas em El Salvador. Por este motivo também a ONU decretou 24 de março como o “Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas” e o Papa João Paulo II o declarou como “Servo de Deus”. 

Num contexto quaresmal, de encerramento da Campanha da Fraternidade com tema “Fraternidade e Juventude”, a celebração martiral também será um chamado a conversão aos direitos dos adolescentes e jovens. Momento de reacender a chama da utopia, de recriar a festa da vida e assumir o compromisso com a causa juvenil. 

Para esta celebração estão sendo mobilizados grupos de jovens da Pastoral da Juventude e outras expressões juvenis, assim como as pastorais sociais, comunidades eclesiais de base, religiosos da vida consagrada, Igrejas Cristãs e movimentos sociais comprometidos com a luta pelos Direitos Humanos. 

SERVIÇO
PAUTA: Celebração dos Mártires da Caminhada
DATA: 23 de março de 2013 HORÁRIO: 19h00
LOCAL: Paróquia Imaculada Conceição
END.: Rua Snapp, 09 – Castanheira (atrás do Colégio Madre Celeste)
MAIS INFORMAÇÕES: (91) 81831841 / 99257434 / 81424611