RELEITURA DAS TENTAÇÕES DE JESUS (Lucas 4,1-13)

De repente, ele sentiu uma necessidade de dar uma volta. Pegou o ônibus em direção ao maior shopping center da cidade. Lembrou que tinha que comprar uma calça para ir à escola, pois a que tinha estava apertada demais. Quando chegou, foi logo pesquisando o preço nas lojas. 

Mal entrou e um vendedor logo lhe abordou com uma série de camisas na mão: “Moço, essas camisas estão na promoção!”. E ele respondeu a moça: “Não, obrigado. Estou a procura de calça, você poderia me ajudar escolher?”. Sem que ele terminasse, o homem foi logo escolhendo entre as “skinny” e “saruel” dizendo que aquelas eram as que a galera estava usando. Não se sentindo satisfeito com nenhum dos dois modelos, seguiu para outra loja. 

Quando chegou em outra loja, além de encontrar as calças do mesmo modelo, os preços estavam altíssimos. Depois percebeu que aquela marca nada mais era que a mesma patrocinadora de um dos programas de mais audiência na televisão. Continuou seguindo, mas não encontrava calça nem do jeito que gostava, tampouco ao valor que ele podia pagar. Resolveu então sair daquele shopping... 

Ao sair do local, deparou-se com um grupo de meninas. Sorriu desajeitado e seguiu, mas ainda escutou um burburinho “estilo mais brega, totalmente fora de moda”. Parou e respirou fundo. Deveria voltar ao shopping e sacrificar todo o seu dinheiro do mês naquela calça da marca mais cara, só para ficar na moda, mas que não combinava em nada com a personalidade dele? Desistiu. Seguiu em frente. 

Seguindo o caminho, deparou-se com um outdoor em que havia um modelo alto e musculoso com cabelos visivelmente tratados. O modelo era o protagonista da nova novela das 21h e era considerado o padrão de beleza atual. Todos os rapazes queriam ser como ele. Lembrou-se de um colega que estava tomando “bomba” para ficar mais parecido com o modelo. Outro colega estava numa dieta rígida: nada de carboidratos, e até por isso se privava de alguns programas com os amigos, como uma saída para uma pizzaria. 

Também lembrou-se de algumas amigas do colégio que queriam ser como a protagonista da Malhação. Uma delas havia feito uma lipoaspiração e a outra estava sofrendo de anorexia, tudo para terem o corpo como o da atriz. Pensou também na amiga que tinha alguns quilos a mais. Ela era a menina mais divertida da escola, mas poucos gostavam de conversar com ela porque não se parecia com a atriz. 

Parou e teve medo de se tornar excluído do grupo. Em frente havia um lugar que vendia anabolizantes e resolveu comprar para ter o corpo como o do modelo do outdoor. Mas também teve medo de colocar em risco a sua saúde. Também não queria fazer exercícios físicos diários, exceto os fundamentais para a sua saúde. Continuou caminhando e se deu conta que gostava do seu corpo. Podia não estar dentro do padrão de beleza imposto, mas era bonito, estava feliz e não havia nada que quisesse mudar. 

Continuou seguindo, enquanto uma garoa começava a cair. Havia uma igreja aberta ali perto e resolveu aguardar a chuva passar. Havia um casal de adultos coordenando o encontro que tinha como tema: “A vida de Jesus na vida dos Jovens”. Eles cantavam e dançavam com a juventude e sua animação os contagiava. 

Em dado momento, um dos participantes fez um comentário relacionado à violência que eles vêm sofrendo no bairro e propôs que o grupo fizesse um abaixo-assinado nas ruas e levasse até a Câmara Municipal para denunciar esta situação e pedir providências. Porém, o casal disse que estas questões ficam por conta da associação de moradores, que eles que tem que tocar estes assuntos e que não poderiam se envolver com política, pois isso não faz parte do carisma do grupo. 

Retornou pra casa, pensativo. Envolvido por um sentimento de inquietude, pois sabia que tudo isto poderia acontecer novamente em algum dia, em algum lugar...
______________________________
EDUARDO DA AMAZÔNIA (eduardopaidegua@hotmail.com)
Militante da Pastoral da Juventude, representante estadual da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids - Pará.

MARI MALHEIROS (nanamalheiros@hotmail.com)
Militante da Pastoral da Juventude, estudante do curso de "Fé e Política" na diocese de Guarapuava/PR e advogada.